Artigos

Leia os nossos artigos sobre educação financeira e dicas para a sua empresa adquirir capital de giro!

Blog do site Capitaldegiro.net.br

Leia os artigos sobre capitaldegiro.net.br através do nosso blog

Fórum Header

Tire já suas dúvidas!

O Fórum é um serviço gratuito para você tirar dúvidas e também compartilhar o seu conhecimento sobre qualquer assunto relacionado neste site. Aqui você pode fazer a sua pergunta e que será respondida por especialistas na área de educação e por outros usuários.

Para fazer uma pergunta, clique no botão "Pergunte!" ao lado.

  • Em seguida, faça o seu cadastro gratuitamente e receba informações atualizadas sobre suas dúvidas através do seu e-mail
  • Tire já suas dúvidas!
Diretório
O nosso diretório apresenta alguns dos principais bancos e instituições financeiras que oferecem capital de giro para o seu negócio.
Avaliações

Esta seção do site SeguroAuto possui artigos sobre vários modelos de carros e marcas do Brasil. Aqui você também receberá dicas elaboradas pelo maiores blogueiros de sites automotivos do país.

Tenha uma ótima leitura!

February 26 2017

Jeniffer Elaina da Silva

Falta de capital de giro pode falir empresa

Falta de capital de giro pode falir empresaÉ um erro ignorar a importância do capital de giro em uma empresa, pois isso pode até mesmo levá-la à falência. Veja como a falta de capital de giro pode falir empresa.

Isso acontece porque quando um empreendedor abre seu negócio próprio acaba se empolgando com o começo do negócio onde tudo parece ir bem e depois se vê em uma situação complicada onde não tem dinheiro para repor a matéria-prima nem pagar os funcionários, por exemplo. Com isso recorre aos empréstimos, mas sem condições certas para pagá-los, os juros só aumentam e ele se funda em dívidas.

Veja tudo sobre o capital de giro para MEI e tire suas dúvidas.

Mas esta situação pode ser evitada com a administração correta do capital de giro, que nada mais é do que um valor que deve deixar em caixa para manter a empresa girando (como seu próprio nome já diz) a fim de não ter nenhuma surpresa.

Como calcular o valor necessário para o capital de giro

Para ter uma noção do capital de giro de sua empresa é preciso levar em consideração o fluxo de caixa, ou seja, o que entra e sai do caixa da empresa. Desta forma, este montante vai variar de acordo com os prazos de recebimentos, pois se você recebe muito a prazo, por exemplo, deve ter uma quantia sobrando para quitar suas dívidas até que receba o valor.

Desta forma, mesmo lucrando sua empresa precisa ter o valor correto de capital de giro se não estiverem atentas a este valor de faturamento, podendo levar a empresa à falência a qualquer momento.

É importante tomar este cuidado redobrado quando decide expandir seus negócios, pois se as vendas aumentam, as despesas também aumentarão e por isso você deve ter em mente que o valor do capital de giro deverá ser maior.

Desta forma, você pode fazer um bom planejamento financeiro e ver se consegue reservar este dinheiro ou então planejar um empréstimo de capital de giro que possa suprir suas necessidades nesta fase de expansão. Lógico que este empréstimo será algo planejado de acordo com as possibilidades de pagamento da organização, o que não levará a empresa à falência por falta de capital de giro nem por falta de pagamento de empréstimo.

Qual o melhor tipo de capital de giro para você escolher? Descubra aqui!

Uma boa opção é fazer cotação com diversas instituições para descobrir a mais viável para a realidade do seu negócio. O CapitaldeGiro.net oferece uma forma simples de receber os valores das melhores empresas da área e evitar que sua empresa vá à falência por falta de organização no capital de giro. Então não espere falir para dar a importância necessária para este item de sua empresa e faça uma cotação!

Dicas de gerenciamento do capital de giro

Como o capital de giro está ligado às entradas e saídas dos recursos empresariais, selecionamos algumas dicas para você gerenciá-lo corretamente. Confira:

  • Use os seus lucros iniciais, isso ajudará a potencializar a sua empresa.
  • Pague sempre as contas em dia para que a sua empresa não perca com os juros.
  • Verifique quais as melhores datas para efetuar pagamentos, conforme as entradas de dinheiro para que não haja saída de dinheiro em datas erradas.
  • Faça uma planilha para registrar todas as despesas, por menor que sejam.
  • Verifique os seus ganhos e o quanto pode gastar sem prejudicar o orçamento da empresa. Tenha sempre um fundo extra para necessidades.
  • Faça uma estimativa de inadimplência dos clientes para não contar com um valor X, conforme a saída de produtos. Assim a sua empresa não fica no vermelho.

Se você manter uma boa administração do seu capital de giro, a sua empresa será financeiramente saudável.

Saiba tudo sobre capital de giro para empresas, seguindo nossas instruções.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.